Projeto

Objetivo

Nosso projeto visa capacitar profissionais de saúde que trabalham diariamente com acesso a máquinas de ultrassom, proporcionando-lhes as habilidades necessárias para realizar procedimentos de ultrassonografia intestinal durante exames abdominais de rotina ou consultas iniciais.

A ultrassonografia intestinal é especialmente relevante em casos de pacientes encaminhados para investigar dor abdominal ou que apresentam queixas de alterações nos movimentos intestinais. Ao aumentar a suspeita diagnóstica de doenças inflamatórias intestinais, nosso treinamento permite um encaminhamento mais precoce para centros especializados, otimizando o cuidado do paciente desde o início do tratamento.

Nossa abordagem enfatiza a importância da incorporação deste método não invasivo, de baixo custo e facilmente acessível às práticas de atenção primária. Ao oferecer treinamento especializado, estamos capacitando médicos e radiologistas a identificar e diagnosticar condições intestinais com maior precisão, melhorando assim a qualidade do atendimento e o acompanhamento pós-tratamento.

Metódo

Estamos planejando uma manhã de aulas teóricas, abordando os aspectos-chave da ultrassonografia intestinal, e uma tarde de atividades práticas envolvendo pacientes com doença inflamatória intestinal.

Tópicos para as aulas teóricas (manhã):

À tarde, é reservado tempo para atividades práticas de ultrassonografia intestinal.

Após as sessões de treinamento, será estabelecido um canal contínuo de comunicação entre os profissionais treinados e a equipe de treinamento. Teremos um programa de mentoria pós-treinamento que incluirá um chat aberto ou uma plataforma virtual para permitir que os participantes discutam casos com uma pessoa de referência. Este canal de comunicação será criado por meio de trocas de e-mails, números de telefone, grupos no WhatsApp e um site. Dessa forma, eles poderão discutir regularmente casos avaliados, abordar dúvidas e compartilhar imagens de casos desafiadores. Após o período de prática, retornaremos aos centros (3 a 6 meses) para avaliar o impacto do treinamento no serviço local. Avaliaremos quantos pacientes foram afetados por essas medidas, quantos foram diagnosticados com doença inflamatória intestinal após o treinamento e o impacto que a ultrassonografia intestinal teve no tratamento e nos resultados em pacientes com DII (como o número de novas prescrições de tratamentos convencionais e avançados, hospitalizações e cirurgias). Essas devem ser as métricas usadas para medir o real impacto da incorporação da ultrassonografia intestinal para o diagnóstico precoce, encaminhamento e manejo da DII.

Tanto as aulas teóricas quanto as práticas serão ministradas por gastroenterologistas especialistas em ultrassonografia intestinal:

Haverá 20 vagas disponíveis para cada curso, com o objetivo de distribuí-las uniformemente entre Médicos de Atenção Primária, Especialistas em Medicina Interna, Radiologistas e Pediatras envolvidos no cuidado de pacientes com doença inflamatória intestinal. No total, serão realizados 5 cursos, cada um em uma região diferente do Brasil. Este é um projeto piloto, pois planejamos expandir para outras regiões da América Latina. Após concluirmos este estudo piloto, planejamos publicar nossos resultados em parceria com a GEDIIB, e também solicitar divulgações em importantes congressos e eventos sobre DII.